sexta-feira, 16 de abril de 2010

Professores do DTP e suas temáticas de pesquisa

Aldevino Ribeiro
1.Desenvolvimento Psicológico (de zero anos até a morte);
2.Informática Aplicada à Educação.

Anair Altoé
1. Informática na Educação.
2. Educação a Distância.
3. Atuação do professor em ambiente informatizado.
4. Material didático para EAD.

Analete Regina Schelbauer
1.Alfabetização e letramento
2.História e memória da leitura e da escrita
3.Formação de professores: história e memória
4.Instituições escolares e cultura escolar

Áurea Maria Paes Leme Goulart
1.Desenvolvimento, aprendizagem e educação


Celma Regina Borghi Rodrigueiro
1.Educação Especial (Deficiência Auditiva)
2. Pedagogia Hospitalar.

Elma Carvalho
1.Políticas Públicas e Gestão da Educação

Eliane Maio
1.Sexualidade e escola
2. Família e aprendizagem

Elsa Midori Shimazaki
1.Alfabetização e letramento
2.Leitura e escrita
3.Educação especial

Geiva Carolina Calsa
1.Psicopedagogia
2.Dificuldades de aprendizagem

Gizeli Aparecida Ribeiro Alencar
1. Educação Especial/inclusão
2. Deficiência Mental
3. Autismo/Condutas Típicas
4. Temas ligados a Prática de Ensino na Educação Infantil


Irizelda Martins S. Silva
1.Políticas Públicas e Gestão Educacional
2. Políticas Públicas e Educação do campo
3.Políticas Educacionais e Formação de professores do e no campo
4. UNESCO e a Formação de Educadores do e no campo no Brasil na década da educação (1997 a 2007)

Janira Siqueira Camargo
1. Psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento (Psicanálise, Piaget, Vygotsky);
2. Problemas de aprendizagem e atividades alternativas (jogo, desenho).
3. Temas mais específicos: indisciplina, relação professor-aluno, avaliação.
4. Educação de Jovens e adultos.


João Luiz Gasparin
1.Formação de professores

Leila Pessoa da Costa
1.Avaliação do ensino e da aprendizagem
2. (In)Disciplina escolar
3. Leitura e alfabetização


Leonor Paini
1. Psicologia Educacional na formação de professores
2. A teoria histórico-cultural de Vygotsky
3. Teorias psicológicas de ensino e aprendizagem
4. Desafios psicopedagógicos x avanços tecnológicos

Lizete Shizue Bomura Maciel
1- Significados e sentidos da Prática de Ensino na formação de professores;
2- Função social da instituição escolar e do professor na perspectiva snyderiana;
3- Prática pedagógica, trabalhos escolares e formação de alunos;
4- Preconceitos na sala de aula.

Maria Aparecida Cecílio
1. Educação no e do campo
2. Trabalho precoce e penoso
3. Políticas Públicas para educação em direito humanos no Brasil
4. Orientações da Unesco para garantia do direito a infância


Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo:
1. temáticas relacionadas ao ensino de História para as séries iniciais


Maria de Lourdes Perioto Guhur
1. Educação Especial: perspectiva histórica, inclusão escolar, deficiência mental, linguagem e mediação
2. Educação especial: políticas públicas, legislação
3. Processo de Envelhecimento: aspectos biopsicossociais
4. A perspectiva genética de Henri Wallon: o movimento e teoria das emoções


Maria Terezinha Bellanda Galuch
1.Conteúdo Escolar e Processo Formativo;
2.Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural;
3.Trabalho, Transformação Social e Educação

Marta Silene Ferreira Barros
1.Educação, realidade social, educação popular, formação de professores e realidade escolar.

Marta Sueli de Faria Sforni –
1. Aprendizagem Conceitual;
2. Educação Escolar na Perspectiva Histórico-Cultural
3. Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento

Nerli Nonato Ribeiro Mori
Leitura e escrita
Educação Especial


Olinda Kajihara
1.Problemas de aprendizagem decorrentes de respiração oral
2.Problemas de aprendizagem decorrentes de rinite alérgica
3.Problemas de aprendizagem decorrentes de hipertrofia das adenóides
4.Problemas de aprendizagem decorrentes de obstrução nasal

Regina Taam:
1)Conteúdos curriculares sobre o idoso e o processo de envelhecimento
2) Educação do adulto idoso

Rosangela Célia Faustino
1.Diversidade cultural e educação
2.Multiculturalismo e interculturalidade
3.Alfabetização e bilinguismo
4.Educação escolar indígena

Sheila Rosin-
1. Psicologia da Educação:Psicanálise, epistemologia genética e abordagem histórico-cultural.
2.Sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil
3. Campos disciplinares: psicologia da educação


Sonia Maria Vieira Negrão
1. Formação de leitor na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental;
2. Arte na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental;
3. Literatura Infantil na formação do educador;
4. Alfabetização e Letramento


Teresa Kazuko Teruya
1.Formas de trabalho, educação escolar, mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs.:A autora não se responsabiliza pelas informações apresentadas na caixa de comentários. Seja moderado em suas palavras.